English [en]   العربية [ar]   català [ca]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   한국어 [ko]   lietuvių [lt]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   Shqip [sq]   українська [uk]  

This translation may not reflect the changes made since 2014-04-08 in the English original. You should take a look at those changes. Please see the Translations README for information on maintaining translations of this article.

Software Livre e Educação

O que o software livre tem a ver com a Educação?

Estamos procurando por jogos educacionais livres, ou informação sobre jogos livres que possam ser usados para propósitos educacionais. Entre em contato com <education@gnu.org>

A liberdade do software tem um papel especialmente importante na educação. Instituições educacionais de todos os níveis deveriam apenas usar e ensinar o software livre, pois esse é o único que permite que essas instituições cumpram suas missões fundamentais: disseminar o conhecimento humano e preparar os estudantes para serem bons membros de suas comunidades. O código-fonte e os métodos do software livre são partes do conhecimento humano. Software proprietário, por outro lado, é conhecimento secreto e restrito, o que é o oposto da missão das instituições educacionais. O software livre apoia a educação, mas o software proprietário a proíbe.

O software livre não é simplesmente uma questão técnica; é uma questão ética, social e política. É uma questão de direitos humanos que os usuários devem ter. Liberdade e cooperação são valores essenciais do software livre. O Sistema GNU implementa esses valores e o princípio do compartilhamento, uma vez que compartilhar é bom e benéfico para o progresso humano.

Para mais informações, veja a definição de Software Livre ou nossos artigos sobre Por Que o Software Deveria Ser Livre.

O Básico

O Projeto GNU foi lançado em 1983 por Richard Stallman para desenvolver um sistema operacional livre: o sistema operacional GNU. Como resultado, hoje em dia qualquer pessoa pode usar um computador em liberdade.

Nesse vídeo de seis minutos, Richard Stallman explica brevemente e vai direto ao ponto sobre os princípios do Software Livre e como eles se conectam à educação.

Em Detalhes

Baixe e assista o vídeo em uma resolução maior no formato livre Ogg Theora (ogv).

Transcrições desse vídeo estão disponíveis em português, espanhol, inglês e outras línguas.

Também estão disponíveis para download arquivos de legendas no formato SubRip em português, espanhol, inglês e outras línguas.

 [Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Suporte o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.

Voltar ao topo