Esta é uma tradução da página original em Inglês.

A FSF e o FSMLabs chegaram a um acordo sobre uma versão compatível com a GPL da Licença de Patente Aberta do RTLinux

Uma versão texto simples deste comunicado de imprensa está disponível.

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Contato com a mídia: Free Software Foundation
Bradley M. Kuhn <pr@gnu.org>
Telefone: +1-617-542-5942

Atualização - Sexta-feira, 12 de outubro de 2001 - A Free Software Foundation e o Finite State Machine Labs Inc. (FSMLabs) anunciaram o lançamento da licença de patente Open RTLinux Versão 2 totalmente compatível com a Licença Pública Geral da Free Software Foundation (GPL). A Licença de Patente Aberta concede o direito de usar a patente americana nº 5.995.745 em software livre sob GPL sem pagamento de qualquer taxa. Essa licença protege o uso da GPL do processo da RTLinux.

FSMLabs e FSF esperam que o lançamento desta licença acelere a taxa de revolução do software livre nos campos de computação embarcada e em tempo real. Essas áreas foram isoladas da linha central de progresso no desenvolvimento de software por software privativo baseado em segredos e incompatibilidades projetados para bloquear os clientes em tecnologia privativa. A disponibilidade de software livre superior já levou muitos projetos inovadores de grandes corporações, milhares de indivíduos e pequenas empresas em todo o mundo. A FSF agradece a FSMLabs por suas contínuas contribuições para a comunidade de software livre.

Boston, Massachusetts, EUA - Terça-feira, 18 de setembro de 2001 - A Free Software Foundation e o Finite State Machine Labs (FSMLAbs) chegaram a um acordo quanto a uma versão totalmente compatível e obediente à GPL da Licença de Patente Aberta do RTLinux. A FSF e o FSMLabs estão trabalhando para finalizar o texto da licença. O FSMLabs irá publicar em seu site o texto desta licença, com uma declaração da FSF confirmando que ela está em conformidade com a GPL, em um futuro próximo.

A FSF já retirou a sua declaração (de 14 de setembro de 2001) sobre os termos de licenciamento do RTLinux. Nossas diferenças se mostraram como sendo em sua maioria resultado de infelizes mal-entendidos e nós pedimos a todos que esqueçam esta disputa. A FSF e o FSMLabs esperam continuar a sua cooperação para garantir a disponibilidade da tecnologia patenteada do FSMLabs para uso em sistemas GNU/Linux.

A FSF agradece ao FSMLabs pela contribuição de sua licença de patentes para a comunidade do software livre, e por seu constante suporte e publicação de software livre sob a GPL.


Sobre o GNU/Linux:

O GNU é um sistema operacional semelhante ao Unix Software Livre. O GNU/Linux é a combinação integrada do sistema operacional GNU com o kernel, o Linux.

Chamar o sistema GNU/Linux apenas “Linux” leva a confusão. Fazer distinções consistentes entre o GNU/Linux, o sistema operacional e o Linux, o kernel, elimina a confusão.

Sobre a Free Software Foundation:

A Free Software Foundation, fundada em 1985, dedica-se a promover o direito dos usuários de computadores de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador. A FSF promove o desenvolvimento e uso de software livre (como em liberdade) e documentação livre para software livre. Seu site está localizado em http://www.gnu.org/. Sua sede é em Boston, MA.